Olá, Pokémaníacos!
Não eram muitos os que previam nessa mesma época do ano passado, quando aguardávamos o lançamento de HeartGold e SoulSilver, que hoje estaríamos tão próximos da chegada da próxima geração dos Pokémon ao Ocidente. Mas estamos aqui, e Black e White já são uma realidade há quase seis meses do outro lado do mundo. É hora, portanto, de descobrir afinal: o que nos aguarda em Unova?
Black e White representam o mais perto de um "reboot" que a série Pokémon provavelmente terá. Unova é uma região distante, quase sem vínculos com as terras familiares de Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh - e por isso, não espere encontrar muitas criaturas familiares quando estiver explorando novos gramados ou cavernas. 156 é o número de novos Pokémon presentes nas versões: um recorde na série. Para destacar o novo e deixar o antigo em segundo plano, o time de desenvolvimento do jogo optou por fazer com que apenas criaturas novas apareçam na aventura do jogador, sejam elas selvagens ou treinadas, até o final desta.
Apesar de a plataforma de estreia da Geração V ser a mesma da anterior, o fator novidade não aparece apenas nos números. Graficamente, os jogos sofreram grandes mudanças de forma a aproveitar melhor as capacidades do DS, para a felicidade dos fãs que criticavam a simplicidade visual de Diamond, Pearl e seus contemporâneos em uma plataforma capaz de muito mais. Câmeras dinâmicas agora destacam os elementos 3D nos cenários, e se movimentam durante as batalhas criando uma experiência visual que acrescenta o movimento de Pokémon Stadium ao charme dos combates portáteis de sprites. Estes, por sua vez, são inteiramente animados, e por isso ganham mais personalidade.
A transição entre gerações também implica em mudanças na jogabilidade e conteúdo novo, e Black e White não decepcionam nestes sentidos. Se Ruby e Sapphire inovaram com batalhas de duplas, os novos jogos apresentam aos fãs dois novos tipos de combates: batalhas de trios e rotacionais. As batalhas de trio simples colocam face a face três criaturas por treinador, e todas atacam em cada turno. Existem limites, porém: enquanto a criatura posicionada no meio do grupo é capaz de atacar todos os oponentes, as que estiverem nas pontas não são capazes de atingir os inimigos nas pontas opostas, a menos que estes utilizem novos ataques especiais como o Acrobatics. Já as batalhas rotacionais colocam três Pokémon de cada treinador sobre discos giratórios, de forma que apenas um deles fica ativo em combate por vez. Nestes embates, cabe ao jogador movimentar seu disco (uma ação que não consome um turno) de forma a evitar, por exemplo, que um Totodile leve um ataque elétrico, colocando um Pokémon terrestre no lugar deste, ou então para montar táticas ofensivas similares.
Uma outra novidade é um sistema de estações. Este determina mudanças climáticas drásticas ao final de cada mês (no mundo real) na região de Unova, fazendo com que certos Pokémon tornem-se mais raros ou comuns, áreas anteriormente inacessíveis passem a ser abertas, e que os dias fiquem mais curtos ou longos. Musicais Pokémon substituem os Super Contests da Geração IV, a Elite Four sofre uma mudança estrutural interessante, o "sem sal" Pokétch é substituído pelo C-Gear, uma interessante ferramenta de comunicação com outros jogadores, e a mudança mais importante: os nomes de Pokémon agora não são, como padrão, todos em letras maiúsculas (!).
A região nova, a horda de novos Pokémon, as melhorias gráficas e os novos sistemas de jogabilidade não foram os fatores que mais impressionaram os críticos da Famitsu, e sim a integração dos jogos com o mundo fora do DS por meio do sistema batizado de Pokémon Global Link. Integrando as funções do sistema de trocas e batalhas online dos jogos da Geração IV (a GTS) a uma espécie de jogo de browser chamado Pokémon Dream World, este sistema permite que os jogadores estejam sempre conectados aos seus jogos, mesmo longe de seus DS, de forma semelhante ao que o efeito criado pelo Pokéwalker em HeartGold e SoulSilver.
Após enviar um Pokémon para o Dream World com a ajuda de um item específico encontrado logo no início de sua aventura, o jogador pode administrar nesta espécie de mundo paralelo uma casa e uma plantação, escolhendo a mobília que ficará exposta e os Berries que serão plantados. Por meio do sistema, que pode ser acessado por qualquer navegador de internet, também é possível tornar-se amigos de Pokémon que não podem ser obtidos normalmente em Unova (capturando-os subsequentemente), conhecer outros jogadores e trocar itens com estes, jogar minigames, e obter Pokémon especiais que podem ser cruzados para obter filhotes com habilidades diferentes das regulares (como um Bulbasaur com Chlorophyll), e mais.
Nem parece, mas já faz quatro anos desde que Diamond e Pearl deram aos fãs a mais recente chance de entrar de cabeça em uma nova região, repleta de novidades. Desta vez, porém, a sensação de desconhecido é ainda maior, com todos os 493 Pokémon das gerações anteriores ficando escondidos atrás das cortinas durante quase toda a jornada. Enfim: aos fãs só resta encarar o calendário, esperando o dia 6 de março.
Até mais!
E, não se esqueça, Temos que pegar, todos!
Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/pokemonclassic
Fonte: Wii Brasil
Não eram muitos os que previam nessa mesma época do ano passado, quando aguardávamos o lançamento de HeartGold e SoulSilver, que hoje estaríamos tão próximos da chegada da próxima geração dos Pokémon ao Ocidente. Mas estamos aqui, e Black e White já são uma realidade há quase seis meses do outro lado do mundo. É hora, portanto, de descobrir afinal: o que nos aguarda em Unova?
Black e White representam o mais perto de um "reboot" que a série Pokémon provavelmente terá. Unova é uma região distante, quase sem vínculos com as terras familiares de Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh - e por isso, não espere encontrar muitas criaturas familiares quando estiver explorando novos gramados ou cavernas. 156 é o número de novos Pokémon presentes nas versões: um recorde na série. Para destacar o novo e deixar o antigo em segundo plano, o time de desenvolvimento do jogo optou por fazer com que apenas criaturas novas apareçam na aventura do jogador, sejam elas selvagens ou treinadas, até o final desta.
Apesar de a plataforma de estreia da Geração V ser a mesma da anterior, o fator novidade não aparece apenas nos números. Graficamente, os jogos sofreram grandes mudanças de forma a aproveitar melhor as capacidades do DS, para a felicidade dos fãs que criticavam a simplicidade visual de Diamond, Pearl e seus contemporâneos em uma plataforma capaz de muito mais. Câmeras dinâmicas agora destacam os elementos 3D nos cenários, e se movimentam durante as batalhas criando uma experiência visual que acrescenta o movimento de Pokémon Stadium ao charme dos combates portáteis de sprites. Estes, por sua vez, são inteiramente animados, e por isso ganham mais personalidade.
A transição entre gerações também implica em mudanças na jogabilidade e conteúdo novo, e Black e White não decepcionam nestes sentidos. Se Ruby e Sapphire inovaram com batalhas de duplas, os novos jogos apresentam aos fãs dois novos tipos de combates: batalhas de trios e rotacionais. As batalhas de trio simples colocam face a face três criaturas por treinador, e todas atacam em cada turno. Existem limites, porém: enquanto a criatura posicionada no meio do grupo é capaz de atacar todos os oponentes, as que estiverem nas pontas não são capazes de atingir os inimigos nas pontas opostas, a menos que estes utilizem novos ataques especiais como o Acrobatics. Já as batalhas rotacionais colocam três Pokémon de cada treinador sobre discos giratórios, de forma que apenas um deles fica ativo em combate por vez. Nestes embates, cabe ao jogador movimentar seu disco (uma ação que não consome um turno) de forma a evitar, por exemplo, que um Totodile leve um ataque elétrico, colocando um Pokémon terrestre no lugar deste, ou então para montar táticas ofensivas similares.
Uma outra novidade é um sistema de estações. Este determina mudanças climáticas drásticas ao final de cada mês (no mundo real) na região de Unova, fazendo com que certos Pokémon tornem-se mais raros ou comuns, áreas anteriormente inacessíveis passem a ser abertas, e que os dias fiquem mais curtos ou longos. Musicais Pokémon substituem os Super Contests da Geração IV, a Elite Four sofre uma mudança estrutural interessante, o "sem sal" Pokétch é substituído pelo C-Gear, uma interessante ferramenta de comunicação com outros jogadores, e a mudança mais importante: os nomes de Pokémon agora não são, como padrão, todos em letras maiúsculas (!).
A região nova, a horda de novos Pokémon, as melhorias gráficas e os novos sistemas de jogabilidade não foram os fatores que mais impressionaram os críticos da Famitsu, e sim a integração dos jogos com o mundo fora do DS por meio do sistema batizado de Pokémon Global Link. Integrando as funções do sistema de trocas e batalhas online dos jogos da Geração IV (a GTS) a uma espécie de jogo de browser chamado Pokémon Dream World, este sistema permite que os jogadores estejam sempre conectados aos seus jogos, mesmo longe de seus DS, de forma semelhante ao que o efeito criado pelo Pokéwalker em HeartGold e SoulSilver.
Após enviar um Pokémon para o Dream World com a ajuda de um item específico encontrado logo no início de sua aventura, o jogador pode administrar nesta espécie de mundo paralelo uma casa e uma plantação, escolhendo a mobília que ficará exposta e os Berries que serão plantados. Por meio do sistema, que pode ser acessado por qualquer navegador de internet, também é possível tornar-se amigos de Pokémon que não podem ser obtidos normalmente em Unova (capturando-os subsequentemente), conhecer outros jogadores e trocar itens com estes, jogar minigames, e obter Pokémon especiais que podem ser cruzados para obter filhotes com habilidades diferentes das regulares (como um Bulbasaur com Chlorophyll), e mais.
Nem parece, mas já faz quatro anos desde que Diamond e Pearl deram aos fãs a mais recente chance de entrar de cabeça em uma nova região, repleta de novidades. Desta vez, porém, a sensação de desconhecido é ainda maior, com todos os 493 Pokémon das gerações anteriores ficando escondidos atrás das cortinas durante quase toda a jornada. Enfim: aos fãs só resta encarar o calendário, esperando o dia 6 de março.
Até mais!
E, não se esqueça, Temos que pegar, todos!
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Fonte: Wii Brasil